Vender velas aromaticas, pode ser um grande desafio para pessoas sem experiência alguma com marketing e vendas ou até mesmo aquelas pessoas tímidas que realmente não fazem a menor ideia de como abordar um cliente. Eu acredito que você que está me assistindo possa ser uma dessas pessoas, que ama artesanato assim como eu mas não gosta das pessoas. Só que infelizmente não basta apenas produzir as melhores velas da sua cidade, você também precisa saber vender presencialmente e pela internet. O vídeo de hoje é sobre isto, vou lhe dar 5 dicas de como persuadir os seus clientes sem ser chata, e fazer com que seus clientes comprem as suas velas sem você nem mesmo precisar dizer uma palavra….
Efeito Barnum. Você sabe qual é o assunto mais importante para 99% dos humanos? Falar de si mesmo, é isto, as pessoas amam falar de si mesmo, seus habitos, gostos, personalidade e etc. Um erro que muitas pessoas cometem ao tentar vender um produto é falar mais que o cliente. Abra espaço para que ele conte sobre a sua vida, preferências e gostos. Conhecendo um pouquinho do seu cliente vocÊ pode sugerir a ele aromas que vão resolver possíveis problemas que ele tenha. Por exemplo, vamos supor que o cliente chegue em sua loja cansado, precisando de férias. Você pode oferecer a ele uma vela cujo aroma o transporte para outro lugar, praia, mar, areia, descanso etc.
Aplique a Lei de Miller. Você já ouviu falar na Lei de Miller ou em inglês Miller’s Law? Quando entramos em alguns fast food famosos é muito comum vermos no cardápio de 7 a 10 itens, e isso não é por acaso, a razão é porque as pessoas tendem a ser capazes de armazenar apenas sete a nove itens em sua memória de curto prazo. Isso significa que se você tiver muitos itens, isso causará sobrecarga nos olhos de seus clientes e no fim, eles podem acabar não comprando por ficarem muito indecisos. Vamos supor que você vá vender de porta em porta, leve no máximo 4 opções de escolhas para o seu cliente para que ele consiga tomar a decisão de forma rápida. Evite levar fragâncias parecidas para não confundir o olfato dele. Poucas opções vão te fazer vender muito mais.
Regra de Novidade.
No geral existem 2 tipos de clientes, aqueles que vão a um estabelecimento e pedem “o de sempre” e aqueles clientes que gostam de se arriscar e pedir sempre as novidades, confesso que sou um desses tipos de pessoas, me julguem!
Apelo Sensorial. Experimente passar em frente a uma loja com cheirinho gostoso e relaxante, dá ou não dá vontade de entrar? Para vender uma vela artesanal com apelo sensorial pelo olfato, é essencial destacar a qualidade e a origem dos aromas utilizados. Uma estratégia eficaz é criar descrições detalhadas dos aromas, enfatizando as sensações que eles evocam e os benefícios emocionais ou de bem-estar associados. Por exemplo, pode-se descrever uma vela com aroma de lavanda como “calmante e ideal para relaxamento”, enquanto uma vela de eucalipto pode ser “revigorante e perfeita para clarear a mente”. Além disso, oferecer amostras olfativas ou realizar eventos onde os clientes possam experimentar os aromas pode aumentar o interesse e impulsionar as vendas. Utilizar embalagens que permitem uma pequena exposição do aroma também pode atrair a atenção dos consumidores. Marketing sensorial, que envolve a criação de uma experiência de compra memorável através dos sentidos, pode ser uma ferramenta poderosa. Incorporar histórias sobre a inspiração por trás dos aromas e como eles foram cuidadosamente selecionados pode adicionar um toque pessoal que muitos consumidores valorizam. Por fim, estabelecer uma presença online sólida, com um site atraente e uso eficiente das redes sociais, pode ajudar a alcançar um público mais amplo e gerar mais vendas.
Com o apelo sensorial, você irá fazer vendas sem precisar dizer sequer uma palavra. Apenas sentindo o cheirinho e vendo a beleza da vela o cliente irá comprar de você muitas vezes sem nem perguntar previamente o preço. Mas para isto você precisa ter velas perfeitas, coloridas, chiques e com um aroma realmente irresistivel. E vocês sabem né que os maiores segredos dos artesãos não está disponível de graça na internet, por isso quero lhe dar uma dica extra neste vídeo antes de irmos para as melhores técnicas de persuação do vídeo de hoje. Quero te indicar o curso manual de vela artesanal que vai te ensinar:
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Associação com datas comemorativas. Para associar a venda de velas aromáticas a datas comemorativas, é importante criar uma estratégia de marketing que destaque como esses produtos podem enriquecer a celebração de momentos especiais. Por exemplo, para o Natal, velas com aromas de pinho ou canela podem evocar o espírito natalino, enquanto para o Dia dos Namorados, fragrâncias como rosas ou chocolate podem ser mais apropriadas. Além disso, embalagens temáticas e promoções específicas para cada data comemorativa podem atrair clientes que buscam itens exclusivos para presentear ou decorar seus lares.