Chega de Pindaiba

5 Coisas que fizeram a Hamburgueria do Carlinhos Maia ser um FRACASSO no Brasil!

No final de 2023 um vídeo viralizou na rede vizinha onde a franqueada Thalia Nunes Lima de 26 anos desabafava depois de ter fechado a sua hamburgueria, abre aspas “É isso que acontece quando se acredita em influencers, todo seu dinheiro sofrido, suado”, diz ela no vídeo, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações na rede social. Segundo a noticia no site  pequenas empresas grandes negócios a empreendedora afirma que a The B-Burgers, teria fechado mais de 100 franquias por ter muitos problemas. Tais problemas serão revelados no dia de hoje, para você que sonha em abrir a sua própria hamburgueria, não cometa estes erros e se optar por abrir uma franquia saiba exatamente quais são os pontos cruciais que você precisa analisar antes de investir o seu dinheiro em um negócio. 

Erro 1. Falta de divulgação. Segundo a franqueada Thalia, ao investir cerca de 380 mil reais ao total na franquia onde Carlinhos Maia era sócio, ela esperava ter uma divulgação direta do seu negócio, afim de fomentar o aumento de clientes em sua hamburgueria, não foi o que aconteceu. Segundo a mesma noticia do site pequenas empresas grandes negócios, ela até tentou contato direto com o Influenciador Carlinhos Maia e não teve retorno. Fique de olho em franquias que prometem ajudar no marketing, veja o que eles estão fazendo por outros franqueados.

Erro 2. Falta de Suporte. Segundo o site oglobo a Thalia também reclamou da falta de suporte, assim como relatam mais franqueados. Ao solicitar o suporte junto ao The B- Burgues para tentar encontrar uma solução eles demoraram demais, para atender a sua solicitação e quando um consultor foi até o seu ponto comercial já era tarde demais.
Isto não aconteceu somente com a franquia do Carlinhos Maia, como especialista em novos negócios conheço vários franqueados de diversos ramos que reclamam da mesma questão, ao ter um problema e precisar de ajuda o suporte muitas vezes, nem sequer retorna contato. Uma conhecida minha fechou a franquia dela no último mês no ramo fitness e abriu um box de treino funcional próprio por conta disso, falta de ajuda da empresa que ela tinha franquia. 

Erro 3.  Preços Super Caros. Segundo a noticia do site oglobo uma familia foi até a hamburgueria e na hora de pagar a conta a refeição completa para 3 pessoas contendo 3 lanches deram um total de 329 reais. Na minha análise eu afirmo que cerca de 100 reais por hamburguer no Brasil é um preço totalmente fora da realidade, mesmo em lugares onde o custo de vida é alto como aqui em SC, um hamburguer gourmet top custa na faixa de 60 reais não mais do que isso. Eu imagino que possa ter sido este um dos motivos que fez mais de 100 franqueados fecharem as suas portas. Para evitar este erro clássico recomendo que faça a boa e velha pesquisa de mercado na sua região, analise do preço que pretente vender os seus hamburgueres e compare com a concorrência, desta forma saberá se está dentro ou fora da realidade da sua região. 

Erro 4. Produtos super faturados. Aproveitando o grancho e as fontes dos últimos erros que revelei,  a mesma franqueada afirma que tinha que vender produtos superfaturados e este pode também ser um dos motivos que encaresseram demais os preços dos lanches. Baseado nisso vamos fazer um raciocinio lógico, no caso da franquia do Carlinhos Maia, antes do franqueado tirar o seu lucro ele precisa colocar lucro no bolso do influencer e também no bolso dos demais sócios, só depois disso o franqueado colocará lucro em seu próprio bolso. Por mais que grandes redes de franquias tenham bons fornecedores, mesmo assim ainda corre o risco de ter um ticket médio de venda do lanche ou de qualquer outro produto, bem inflado.

Por este motivo como especialista em novos negócios atuando a mais de 10 anos, ajudando empresários a montarem os seus próprios negócios, sou contra a abertura de franquias. Acredito que com a internet e a facilidade hoje em dia de você se capacitar e ter conhecimento, não tem necessidade de apelar para um negócio onde terá vários sócios e ficará preso a um modelo de negócio que muitas vezes pode não cumprir aquilo que lhe promete.
E antes de te passar o último erro que uma franquia pode cometer para que você não caia em ciladas, quero aproveitar para te dar uma dica extra de capacitação. Eu conheço o curso  Hambúrguer Artesanal, o melhor treinamento online que te ensina todos os segredos para preparar e vender hambúrgueres de qualidade sem precisar montar uma  franquia. No Curso de Hambúrguer Artesanal, você vai aprender:
– Como escolher os melhores ingredientes para o seu hambúrguer
– Como moer, temperar e modelar a carne
– Como fazer pães, molhos e acompanhamentos
– Como montar e apresentar o seu hambúrguer
– Como calcular o custo e o lucro do seu produto
– Como divulgar e vender o seu hambúrguer

O Curso de Hambúrguer Artesanal é 100% online, ou seja, você pode assistir às aulas quando e onde quiser, no seu próprio ritmo. Além disso, você recebe um certificado de conclusão. E o melhor: você tem garantia de 7 dias para testar o curso e pedir o seu dinheiro de volta se não ficar satisfeito. Então não perca tempo e aproveite essa oportunidade única de aprender a fazer hambúrgueres artesanais com quem entende do assunto. O curso está custando apenas R$79,90 e pode ser pago via pix ou parcelado no cartão. O link estará no campo de comentários, abaixo do vídeo. 

Erro 5. Crescimento muito rápido. Este último erro vai parecer bem controverso, então peço que preste muita atenção e em caso de dúvidas fique a vontade para comentar. Eu já trabalhei para empresas que em 1 mês faturavam 1 milhão e no mês seguinte 10 milhões, olhando de fora isto parece ótimo, mas na realidade não é. Nenhuma estrutura está pronta para expandir tão rápido, para a franquia é ruim pois perderá credibilidade no seu negócio devido ao fato de não conseguir resolver os problemas que surgirão com agilidade e eficiencia e para o franqueado pior ainda, ele precisará esperar muito tempo para ter a sua demanda atendida e isto pode levar a falência como aconteceu com a Thalia da reportagem. Na minha opinião nem o Carlinhos Mais tão pouco seus sócios, estavão esperando o sucesso que foi. Vários seguidores querendo abrir uma franquia com a cara do Influencer, tanto que segundo a noticia do pequenas empresas grandes negócios, ele acabou saindo da sociedade, deixando na mão dezenas de seguidores que apostaram na marca com a sua cara. Está é a minha opinião, e aí você concorda?