O personal organizar é um profissional que está dentro da vida e da intimidade dos seus clientes. O que é mais intimo do que saber o que tem escondido dentro dos armários? Pois é, você irá trabalhar diretamente com o que as pessoas querem esconder que é a bagunça! Por este motivo você deve seguir um modelo de conduta e ética para que o cliente se sinta seguro com o seu trabalho. No vídeo de hoje vou te falar 5 coisas que você não pode fazer de forma alguma e pasme muitas destas coisas profissionais com anos de trabalho, não fazem a menor idéia que estão fazendo errado e acabam perdendo muitos clientes, e a última dica é a mais polêmica e que a maioria dos personais organizers acabam fazendo.
1. Tomar Decisões Sem Consulta: A personal organizer deve trabalhar em conjunto com o cliente para identificar o que é importante e o que pode ser descartado ou reorganizado. Decidir sem a aprovação do cliente pode levar a mal-entendidos e insatisfação. Se a sua cliente te deixar sozinha para organizar por exemplo, faça uma reunião antes de prestar o serviço para saber o que deve ser descartado e como funciona a rotina da cliente para fazer uma organização satisfatória.
2. Nunca fofoque com a sua cliente sobre a vida de outros clientes: Manter a confidencialidade e o respeito pelas informações dos clientes é fundamental em qualquer negócio. Fofocar sobre outros clientes pode não apenas prejudicar a reputação profissional, mas também violar a confiança e a privacidade dos envolvidos. É importante sempre manter um alto padrão de ética profissional, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para todos os clientes. E tem um mnotivo para está informação estar na nossa lista de hoje, com certeza as suas clientes vão querer este tipo de fofoca, saber como é a intimidade de outras pessoas, por este motivo você precisa ser mais esperta do que elas, um comentário mal colocado pode dar muita confusão.
3. Impor um Estilo de Vida: Cada pessoa tem seu próprio estilo de vida e preferências. A personal organizer deve respeitar isso e buscar soluções que se alinhem aos hábitos e gostos do cliente, em vez de impor suas próprias ideias. Mesmo que o seu cliente te deixe livre para organizar como preferir, busque sabe mesmo assim, procure saber como funciona a vida e a rotina da sua cliente.
4. Não comente sobre o estado de conservação dos itens que você vai arrumar. A quarta e a quinta dica foi me dada por uma conhecida que trabalha como personal organizer aqui na minha região. Existem pessoas que são muito apegadas a determinadas peças de roupas e utensílios, por mais que estejam acabados, eles acabam tendo um apego emocional. Por isso eu te digo, cuide para não soltar comentários quando tiver observando alguma peça, isso pode ofender o seu cliente.
5. Não aceite doações. Bom vamos lá para o erro mais clássico que personais organizers cometem e que você não deve cometer. Para que eu possa explicar melhor o que quero te dizer vou fazer da melhor forma que é com exemplo. Vamos supor que você esteja ajudando a sua cliente a descartar roupas que ela não usa mais para doação, funcão básica da sua profissão… E você observa que com a sua ajuda ela descartou uma blusa linda e novinha, que não combinada mais com o estilo de vida dela. Mas que super combina com a sua personalidade e estilo, e aí você faz a pergunta de milhões: Posso ficar com está blusinha para mim, você se importa? Terão clientes que não verão problema algum nisso e inclusive gostarão desta atitude, mas pela experiência desta minha conhecida a maioria das cliente verá maldade na sua atitude. Será que ela tá pedindo para mim descartar está peça porque realmente não faz mais sentido na minha vida, ou já era com segundas intenções. Eu acho que o exemplo falou por si só, mas este é o erro que muitas profissionais cometem até descobrir que a sua cliente andou espalhando comentários maldosos no grupinho das ricas, portanto não caia nesta silada, não aceite doações para si mesmo. É claro que podemos abrir uma exceção se as doações forem para alguma ong que você ajuda, aí no caso as doações não seriam para você.